Doutores da UFSC ganham o Prêmio Capes de Tese 2010

12/04/2012 13:20

Dois doutores ligados à UFSC ganharam o Prêmio Capes de Tese Edição 2010: Cristiano Binder, pesquisador em Engenharia de Materiais, e David Alejandro González Chica, professor do Departamento de Nutrição. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu em Brasília, no dia 15 de dezembro, e é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW) e o Instituto Paulo Gontijo (IPG). A edição 2010 premia as teses defendidas em 2009.

O pesquisador Cristiano Binder é autor da tese “Desenvolvimento de novos tipos de aços sinterizados autolubrificantes a seco com elevada resistência mecânica aliada a baixo coeficiente de atrito via moldagem de pós por injeção”. Cristiano foi orientado pelo professor Aloísio Nelmo Klein, do Programa de Pós-Graduação Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC.

O médico e professor do curso de Nutrição da UFSC, David Alejandro González Chica, defendeu a tese “Efeito de condições sócio-demográficas e do crescimento precoce sobre a obesidade abdominal em adultos jovens: Resultados da Coorte de 1982”, na área de Saúde Coletiva na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob orientação do professor Cesar Gomes Victora. Sua tese avalia o efeito de condições sociodemográficas e do crescimento precoce sobre obesidade abdominal entre participantes de um estudo iniciado em 1982, na cidade de Pelotas (RS). Este estudo continua em andamento, com o acompanhamento da população.

Para os autores, a premiação consiste de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado no país por um ano. Os orientadores recebem certificado e auxílio relativo à participação em congresso no país. A escolha das melhores teses é feita com base nos critérios de originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e valor agregado ao sistema educacional.

Esta é a quinta edição do Prêmio Capes, que reconhece as melhores teses defendidas no ano de 2009 em 45 áreas do conhecimento. Concorreram 383 teses. Além dos dois prêmios, três doutores pela UFSC receberam menção honrosa: Cristhiane Cunha Flôr, da Educação Científica e Tecnológica, Marco Antonio Martins, da Linguística, e Suely Aparecida Martins, da Sociologia Política.

Saiba mais:

A lista completa do Prêmio Capes de Tese 2010.

A página do Prêmio Capes de Tese

Os doutores da UFSC que ganharam o Prêmio em 2008:

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom.

FONTE: Laura Tuyama, Agecom. Publicado em 22 de dezembro de 2011, às 17:27.
Clique aqui para acessar a publicação original.