Prêmio destaque pesquisador UFSC 2011

12/04/2012 12:24

Há 27 anos o professor coordena o Laboratório de Materiais, uma das melhores infraestruturas de pesquisa em metalurgia do pó e tecnologia de plasma no Brasil. Foto: Brenda Thomé

O professor Aloísio Nelmo Klein já orientou 60 estudantes de iniciação científica, 28 mestrandos e outros 21 doutorandos, além de nove pós-doutorandos. Intermediou a ida de mais de 100 estudantes para o exterior, para a realização de estágios, intercâmbios, mestrados e doutorados. Além da contribuição à formação de recursos humanos, pesou em sua escolha no Centro Tecnológico como Destaque Pesquisador UFSC 2011 a relevância de sua pesquisa, que já resultou na aprovação de sete patentes, no Brasil e no exterior, além de seis em tramitação. O Prêmio Destaque Pesquisador vai homenagear 10 professores no dia 19 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos, a partir de 18h30min, em cerimônia conjunta com a abertura do 21º Seminário de Iniciação Científica da UFSC.

Físico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Aloísio Klein, chegou ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC logo que concluiu seu mestrado em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais, também pela UFRGS. Veio para atuar na área de Materiais e além de professores do Departamento de Engenharia Mecânica integrou pesquisadores da Física, Química e Engenharia Química – uma combinação interdisciplinar essencial ao desenvolvimento de projetos de maior porte na área de Engenharia de Materiais.

Em novembro de 1979 foi para a Alemanha para o doutorado em Engenharia Mecânica, área de Materiais, na Technische Universität Karlsruhe – formação que aliada a sua capacidade de trabalho, de agregar pessoas e a sua visão institucional conquistou o respeito do Centro Tecnológico da UFSC.

Professores que serão homenageados com o Prêmio Pesquisador UFSC 2011:
Alckmar Luiz dos Santos / Centro de Comunicação e Expressão
Aloísio Nelmo Klein
 / Centro Tecnológico
Edio Luiz Petrosk /  Centro de Desportos
Eloir Paulo Schenkel / Centro de Ciências da Saúde
José Rubens Morato Leite / Centro de Ciências Jurídicas
Miguel Pedro Guerra / Centro de Ciências Agrárias
Newton Carneiro Affonso da Costa Junior / Centro Sócio-Econômico
Reinaldo Naoto Takahashi / Centro de Ciências Biológicas (CCB)
Ruth Emília Nogueira / Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ruy Exel Filho / Centro de Ciências Físicas e Matemáticas

Fonte: 10ª Sepex. Publicado em 12 de outubro de 2011, às 9:52.
Clique aqui para acessar a publicação original.